Unidades em São Bernardo Do Campo
Exame Densitometria Ossea 2 Segmentos Coluna E Femur
A cobertura varia conforme o convênio e plano, e deve ser verificada no momento do agendamento.
Os valores podem variar conforme a unidade.
A densitometria óssea é um exame de imagem que avalia com precisão e rapidez a densidade mineral óssea do esqueleto ou de seus segmentos, comparando-se com padrões pré-estabelecidos para idade e sexo. Trata-se de um método não invasivo, indolor e com baixa exposição à radiação, que tem como principal objetivo detectar e acompanhar doenças relacionadas à baixa massa óssea, como a osteoporose, indicando o risco de fraturas e auxiliando no tratamento médico.
Pacientes do sexo feminino: Quando solicitado BHCG devem aguardar a liberação do resultado antes de realizar (Mamografia, Raio X, Densitometria e Tomografia)
Mesmo que seja para pré operatório e/ou pré cirúrgico.
Assista ao vídeo abaixo e esteja preparado para seu exame.
02 Dias úteis
Apresentar documento de identificação oficial com foto (original ou cópia autenticada).
Seguindo as orientações dos órgãos de saúde, neste momento da pandemia será permitida a permanência de no máximo um acompanhante apenas nas seguintes situações: clientes idosos, menores de 18 anos, gestantes, pessoas com necessidades especiais ou para os exames que exigem a presença de acompanhante conforme o preparo enviado. Nos demais casos, não será permitida a presença de acompanhante.
Ficou com alguma dúvida?
O que é e qual a finalidade da Densitometria Óssea (2 segmentos: coluna e fêmur)?
A Densitometria Óssea é um exame que mede a densidade mineral dos ossos para avaliar a saúde óssea. A versão de 2 segmentos refere-se à avaliação da densidade mineral óssea na coluna vertebral e no fêmur.
Como é realizada a Densitometria Óssea de 2 segmentos?
Durante o exame, o paciente é posicionado de forma confortável na máquina de densitometria óssea. São feitas medidas específicas da densidade mineral óssea na coluna vertebral e no fêmur, utilizando raios-X de baixa dose ou energia dual de raios-X.
A Densitometria Óssea de 2 segmentos é dolorosa?
A Densitometria Óssea de 2 segmentos é um exame indolor e não invasivo. O paciente apenas precisa permanecer deitado ou sentado durante a realização do exame.
É necessário algum tipo de radiação na Densitometria Óssea de 2 segmentos?
Sim, a Densitometria Óssea de 2 segmentos utiliza raios-X de baixa dose para medir a densidade mineral óssea. No entanto, a quantidade de radiação é considerada segura e os benefícios do exame superam os riscos associados à exposição.
Como os resultados da Densitometria Óssea de 2 segmentos são expressos?
Os resultados da Densitometria Óssea são geralmente expressos em termos de T-score e Z-score. O T-score compara a densidade mineral óssea do paciente com a média de uma população jovem e saudável do mesmo sexo. O Z-score compara a densidade mineral óssea do paciente com a média de uma população da mesma idade e sexo.
Qual é a frequência recomendada para a realização da Densitometria Óssea de 2 segmentos?
A frequência da Densitometria Óssea de 2 segmentos varia de acordo com as diretrizes médicas e as características individuais do paciente. Geralmente, é recomendado repetir o exame a cada 1 ou 2 anos, dependendo do resultado inicial e de outros fatores de risco.
A Densitometria Óssea de 2 segmentos substitui outros exames de diagnóstico de osteoporose?
A Densitometria Óssea é considerada o exame padrão-ouro para o diagnóstico e monitoramento da osteoporose. No entanto, outros exames complementares, como exames laboratoriais e avaliação clínica, podem ser realizados em conjunto para uma avaliação completa.
Existe algum risco associado à Densitometria Óssea de 2 segmentos?
A Densitometria Óssea de 2 segmentos é considerada segura e os riscos associados são mínimos. A exposição à radiação é baixa e não há efeitos colaterais significativos.
Agende ou compre seus exames de forma simples
- 1
Adicione seus procedimentos ao carrinho
Agendar seus exames online é rápido e fácil, trazendo conveniência e praticidade para o seu dia a dia.
- 2
Escolha o melhor dia e horário
Escolha o dia e hora que melhor se encaixe na sua rotina
- 3
Realize seus procedimentos
Faça seus procedimentos na unidade escolhida
- 4
Tenha acesso aos seus resultados sem sair de casa
Tenha acesso aos resultados dos seus exames onde e quando quiser. Conheça o Portal do Paciente.